Nos últimos anos, a busca por alternativas alimentares naturais que visam um impacto positivo na saúde tem crescido, especialmente para aqueles que convivem com o diabetes tipo 2. Um estudo recente publicado na Scientific Reports trouxe evidências sobre os benefícios do consumo de biomassa de banana verde para pessoas com diabetes tipo 2. Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de investigar como a biomassa de banana verde impacta a funcionalidade da lipoproteína de baixa densidade (LDL), em pacientes com diabetes. Ao final do estudo foi mostrado que o consumo diário desse alimento não só ajuda a controlar a glicemia, mas também protege o coração, trazendo uma nova esperança para quem lida com os desafios da diabetes.
A biomassa de banana verde é um ingrediente feito a partir da polpa da banana verde cozida, rico em amido resistente — Esse tipo de amido não é digerido no intestino delgado, passando direto para o intestino grosso, onde age como uma fibra, beneficiando a microbiota intestinal, que por sua vez irá equilibrar a digestão. Esse amido tem o poder de regular a liberação de glicose no organismo, ajudando a evitar picos glicêmicos que são prejudiciais para quem vive com diabetes. Além disso, a biomassa de banana verde é uma fonte acessível de vitaminas, minerais e compostos bioativos, tornando-se uma excelente aliada para a saúde digestiva e metabólica.
O estudo acompanhou 39 participantes com idade média de 65 anos que possuíam diabetes do tipo 2 durante seis meses, divididos em dois grupos: um grupo consumiu 40g diárias de biomassa de banana verde junto com suporte nutricional, enquanto o outro grupo seguiu apenas uma dieta controlada. Eles apresentavam níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) de 6,5% ou mais, indicando controle glicêmico inadequado e características metabólicas típicas da condição. Os resultados trouxeram descobertas significativas para a saúde metabólica e cardiovascular dos participantes.
Um dos principais achados do estudo foi que o consumo regular de biomassa de banana verde reduziu os níveis de colesterol total e colesterol não-HDL, o que inclui as partículas de LDL, responsáveis pelo acúmulo de gordura nas paredes arteriais. Além disso, com maior teor de carotenoides, antioxidantes naturais presentes na biomassa, as partículas de LDL tornaram-se mais resistentes à oxidação, processo que aumenta o risco de aterosclerose, caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias, elevando o risco de doenças cardiovasculares.
Outro benefício significativo observado foi a redução dos níveis de glicose e hemoglobina glicada (HbA1c) ao longo do estudo entre os participantes que consumiram a biomassa. A hemoglobina glicada funciona como um marcador essencial para monitorar o controle da diabetes e a diminuição desses valores sugere que o consumo de biomassa de banana verde pode ajudar no controle glicêmico, o que é fundamental para prevenir complicações a longo prazo associadas a essa doença, como problemas de visão, neuropatias e doenças renais.
Além de todos os benefícios já citados, esse mesmo estudo indicou que houve uma redução do índice de massa corporal (IMC) e da porcentagem de gordura corporal dos participantes que consumiram a biomassa, enquanto a massa magra dos mesmos aumentou. Indicando que ela favorece mudanças positivas na composição corporal. Esse efeito pode estar relacionado ao poder de saciedade do amido resistente, que ajuda a controlar o apetite e promove uma digestão mais lenta e eficaz.
A biomassa de banana verde é um um alimento natural, acessível e amplamente disponível, e se apresenta agora como uma alternativa segura e eficaz que oferece um suporte adicional à dieta de pessoas com diabetes. Incorporar a biomassa de banana verde à rotina alimentar pode ser uma forma eficaz e natural de melhorar a saúde metabólica e prevenir complicações cardiovasculares, com o bônus de ser um ingrediente versátil que pode ser adicionado em diversas receitas do dia a dia.
Pequenas mudanças na alimentação podem fazer uma grande diferença na saúde e na qualidade de vida, este alimento é uma opção simples e cheia de vantagens para incluir no dia a dia.
Referência:
LOTFOLLAHI, Zahra; DE QUEIROZ MELLO, Ana Paula; COSTA, Edna S.; OLIVEIRA, Cristiano L. P.; DAMASCENO, Nagila R. T.; IZAR, Maria Cristina; NETO, Antonio Martins Figueiredo. Green-banana biomass consumption by diabetic patients improves plasma low-density lipoprotein particle functionality. Scientific Reports, v. 10, n. 12269, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-020-69288-1.Acesso em: 03 nov. 2024.
Comentários